Histórias Bíblicas Naamã

O Orgulho de Naamã

11:54:00Unknown

"O imediatismo do mundo nos afasta de Deus, pare, ore, retorne ao primeiro amor."
FOTO: tumblr
 Vamos falar hoje de um comandante do exército do Rei, muito conceituado por já ter vencido muitas batalhas para seu povo, a bíblia o descreve como herói de guerra, porém um dia se tornou leproso.

Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória a Síria; era ele herói da guerra, porém leproso. 2 Reis 5:1.

A lepra (conhecida hoje como hanseníase) era tratada com um peso terrível devido a falta de tratamento daquela época. Ela é uma doença com impacto no corpo através de sintomas como incapacidades e deformidades, neurológicas e dermatológicas. Ela é contagiosa e pode ser transmitida pela saliva, através do beijo e até mesmo pelo ar no ato de falar ou tossir, o que exigia isolamento da família, amigos e convívio social. Hoje temos tratamentos e a cura dessa doença, mas naquela época a saída era isolamento. Por isso os leprosos viviam sempre a margem da sociedade em pequenas cidades distantes. Então além de ter que enfrentar uma situação terrível, que é ter a doença, você ainda não poderia contar com nenhum apoio, ninguém para dar uma palavra de ânimo, você apenas viveria excluído.

Foi no momento em que Naamã via em seu futuro essa realidade de isolamento que Deus enviou uma menina, uma pequena profeta, tomada para ser serviçal da mulher do comandante, para trazê-lo uma luz, uma saída. Ela contou sobre um profeta que vivia em Samaria e poderia purificá-lo da lepra e ele sem pensar duas vezes saiu em disparado para aquela terra.
 
Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina. que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria restauraria da sua lepra. Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel.

 2 reis 5:2,3 e 4

Aconteceram alguns mal entendidos pelo caminho, você terá que ler o capítulo para se aprofundar, mas ao chegar na casa do profeta Eliseu, Naamã foi recebido por um servo, e foi enviado para um rio muito sujo chamado Jordão com a palavra profética de que ficaria totalmente curado. Já nesse momento ele se viu confrontado em orgulho. Ele queria ser recebido pelo próprio profeta, imagino eu; queria ver um fogo descer, ou um rio, e o tomar de maneira sobrenatural e já sair todo lindo e feliz. Mas Deus tinha algo pra tratar com ele.

Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. 2 reis 5:11

Depois de conformado em ser recebido pelo servo, a segunda informação a ser digerida foi se lavar sete vezes num rio lamacento, sujo (o Tietê paulista), um lugar que não era preparado pra banho, e quando se levantasse estaria curado.Depois de muito lamentar, Naamã foi convencido a fazer aquilo que tinha sido a direção, e imaginem só: ele foi totalmente limpo da lepra, curado, restaurado instantaneamente, percebendo nessa hora a magnitude do Deus de Israel, Yahweh salvador, e foi eternamente grato.

Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel: agora, pois, peço-te que aceites um presente de seu servo. Porém Eliseu não aceitou. 2 reis 5:15

Uma das coisas que tenho certeza é: ele não foi o mesmo depois de passar por essa experiência. Nós vemos um homem que já estava acostumado a ser "adorado" por onde passava; imagino que ele não era confrontado, e teve que passar por todo um tratamento para depois ser restaurado. Outra coisa que me chama a atenção é o que os servos falaram a ele. vamos ver:

Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram:  Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse lava-te e ficarás limpo. Então desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo. 2 reis 5:13-14

É, quantas vezes não acontece isso conosco? Deus pede algo simples, mas em nossa pequenez pensamos: "fazer isso? Eu? Não deve ser algo de Deus!" Se Ele mandar você numa viagem missionária para o outro lado do mundo "EBAAA É DEUS FALANDO",mas quando ele te chama para pregar na sua escola, rua, faculdade, na roda de amigos, parece sempre menor, ou desprezível. Nossas vontades são tão pequenas, nossos sonhos são tão pequenos, a palavra mesmo diz que ainda nem sonhamos com o que Deus está preparando para nós.

Faça uma reflexão hoje e quebre seu orgulho. Esteja atento a palavra de Deus e sensível a voz do Espírito Santo e então seja completamente purificado daquilo que te deixa incapacitado e debilitado. Seja curado! Seja livre!

Deus o abençoe grandemente!

PS: Naamã foi o único leproso, dos tempos de Eliseu, que foi purificado.


Você também vai gostar de:

0 comentários

Fala pra nós o que você achou!


Formulário de contato